DEIXE SEU RECADINHO!!! |
terça-feira, 26 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
MOMENTO ORTOGRÁFICO - mas e mais / mau e mal
MAS e MAIS
MAS indica sempre uma contradição em relação a algo anterior e pode ser substituído por PORÉM.
MAIS indica intensidade de algum termo que ele acompanha.
MAU e MAL
MAU- para escrever mau deve-se substituir por BOM, por que amos funcionam como adjetivos.
MAL- pode ser substituído por BEM.
ATIVIDADES
Complete com MAS ou MAIS:
“Ele chegou.....................cedo do que de costume.......................eu não estava preparada naquela hora. Tive que juntar...................coragem para preparar tudo. Depois de passada a aflição, decidi não ficar...........................trabalhando naquele lugar. Foi a .......................sábia decisão, ........................espero não me arrepender”.
“Eu não quero....................que você me ajude.......................pode ficar se quiser. O que....................me chateou foi a sua grosseria,..........................eu espero que se arrependa e não machuque nunca ..................ninguém”.
Analise as orações abaixo e marque certo (C) ou errado (E) em relação ao uso de MAS e MAIS:
( ) Todos estavam certos, mais eu não quero admitir.
( ) Os funcionários chegaram bem mais cedo do que de costume.
( ) Não houve reclamações, mas você não se convenceu.
( ) O livro é bom,mas em alguns capítulos fica monótono.
( ) Ele não quer mas que você o acompanhe.
( ) meu irmão é bem mais forte do que eu.
3- Use MAU ou MAL nas frases abaixo:
Durante a avaliação, o rapaz obteve um .........................resultado.
Ele agiu muito....................ao falar.....................de nós,
agora sei que ele é um .....................-caráter.
Um...................prefeito traz um.....................muito grande à cidade.
Ser..................é fácil, ser bom é que é difícil.
Quem vive de................humor não vive feliz com a vida.
Ela teve um..................momento durante aquela viagem,
por isso.................chegou já quis ir embora.
4- Marque as frases em que o emprego do MAU e MAL estão corretas.
( ) Água contaminada faz mau a saúde.
( ) Ele não quis fazer mal a ninguém.
( ) O importante é que ele não é mau aluno.
( ) Não há mal que não seja vencido.
( ) Ele agiu mau não socorrendo à vítima.
( ) Assistimos a um mau jogo.
5- Empregue mal ou mau nas lacunas a seguir.
1) Evita o __________ preceder pois não se
deve proceder ___________.
2) Quem dá um __________ conselho é um ________
amigo e só deseja__________ aos outros.
3) ___________ a chuva começou, os __________ amigos
o abandonaram na rua.
4) Esse caso está ___________ contado.
5) De quem sempre foi __________ espera-se todo __________.
6) Ele sempre foi____________ pagador.
7) O __________ - me - quer é uma flor bastante perfumada.
8) Ele dirige _________ pois é_________ motorista.
9) ___________ chegaram de viagem, começaram a
fazer __________ aos outros.
10) Por ser_____________ -caráter, procedia _____________ .
11) _______________ chegou, provocou confusão.
12) Era muito ____________ educado.
13) Tinha ____________ temperamento.
14) Sentiu-se um profundo ____________ - estar .
15) Trabalhava _________________ .
16) Sentiu-se ____________ com o ___________ resultado.
17) O ___________ atrai o ___________ .
18) Passou a ficar ____________ visto no trabalho.
19) Escreve ______________ porque tem ______________ hábito.
ATIVIDADE – ADVÉRBIO
Numere as colunas de acordo com o tipo de advérbio da coluna do meio.
(1) Lugar ( ) Possivelmente eu vá até aí.
(2) Tempo ( ) Vera não foi ao zoológico.
(3) Afirmação ( ) Estamos alojados longe do centro.
(4) Negação ( ) Minha avó fala depressa.
(5) dúvida ( ) Certamente ganharei esta corrida.
(6) Intensidade ( ) Ela está menos triste com o fato.
(7) Modo ( ) Ontem Carina ganhou um vestido.
( ) talvez, provavelmente
( ) não
( ) sim, realmente
( ) muito, pouco, mais
( ) bem, mal, devagar
( ) cá, lá, ali, dentro, perto
( ) amanhã, depois, logo
Circule o advérbio de intensidade das orações e faça uma seta indicando a que palavra ele se refere.
Pedi que eles fizessem o exercício bem depressa para que pudéssemos começar os ensaios.
Minha prima Carol tem 15 anos, mas é menos alta que eu.
Caio é um menino bastante esperto. Está reciclando todo o lixo de sua casa.
Minha mãe ficou meio confusa com a mudança de casa.
Leia:
Noite
Tão perto!
Tão longe!
Por onde é o deserto?
Às vezes, responde, de perto, de longe.
Mas depois se esconde.
Somos um ou dois?
Às vezes, nenhum.
E em seguida, tantos!
Agora faça o que se pede:
Circule os cinco advérbios do poema.
Sublinhe as cinco locuções adverbiais do poema.
Copie, no lugar adequado do quadro, os advérbios e as locuções adverbiais que você sublinhou e circulou no exercício anterior. Dê a classificação. Veja os exemplos:
ADVÉRBIO | LOCUÇÃO ADVERBIAL |
Tão – advérbio de intensidade | Às vezes – locução adverbial de tempo |
No texto são usados advérbios e locuções adverbiais que sugerem idéias contrárias.
Quais são?_________________________________________
6- Transforme as locuções adverbiais destacadas em advérbios, usando a terminação mente.
Durante as reuniões, a secretária sempre agia com eficiência.
__________________________________________________
Todas as semanas minha avó vai à feira e compra muitas frutas.
__________________________________________________
O cachorro latia com raiva para o visitante, apesar de preso no canil.
__________________________________________________
A mãe falava com a criança de modo tranqüilo, para acalmá-la.
__________________________________________________
Substitua cada advérbio destacado por três locuções adverbais do quadro.
sem pressa – para amanhã – com atenção – com certeza – durante a aula –
durante a noite – de repente – de novo – em silencio – todos os dias –
de Recife – de modo errado
Ele virá para o show amanhã.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
Meus amigos chegaram ontem.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
O marceneiro serra cuidadosamente a madeira.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
Advérbios formados com o sufixo mente
1- Este jornal publica-se todos os dias. Este jornal publica-se diariamente
2- Esta revista sai todas as semanas.
3- Os exames efetuam uma vez por mês.
4- O festival decorre todos os anos.
5- A visita decorreu de modo agradável.
6- Os alunos ouviram com atenção o professor.
7- Sob o ponto de vista psicológico, a doente está bem.
8- Sob o ponto de vista físico, a personagem é alta e magra.
9- Ela faz o exercício com todo o cuidado.
10- Este objeto foi feito à mão.
11- O animal ameaçou-me com ferocidade.
12- Isto acontece com freqüência.
13- Por fim, eles fizeram as pazes.
14- Parabéns a todos, em especial aos mais novos.
15- Eles receberam a notícia com tranqüilidade.
16- Foi com dificuldade que o João ganhou a prova.
17- O caçador avançou com cautela.
18- A tia Lurdes virá em breve visitar-nos.
19- Ele chegou com timidez.
20- Este acidente foi provocado com intenção.
21- A funcionária atendeu-nos de forma amável.
22- O empregado respondeu-me de modo agressivo.
23- Eles vão com regularidade ao dentista.
24- A Sandra governa a vida com economia.
25- Nas ilhas de Cabo Verde, chove com raridade.
26- Ela agiu de modo instintivo._
27- Ele interveio de modo surpreendente.
28- Os inspetores agiram dentro da legalidade.
29- Em primeiro lugar, vamos regar o jardim.
30- Nos últimos tempos, tem chovido bastante.
Exercícios sobre sujeito e predicado
1-Classifique o sujeito e predicado das orações abaixo:
a) Irei à festa amanhã com meus amigos.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
b) Contaram-me uma notícia terrível.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
c) Virou uma fera o meu pai
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
d) O nascer do dia aqui não é muito percebido.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
e) Um homem estranho esteve aqui.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
f) O amor á mãe é fundamental.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
g) Compram-se carros naquela loja.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
h) Era-se feliz aqui.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
i) Ontem à noite, choveram pessoas no shopping.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
j) Faz muito frio durante o inverno.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
l) Informo a todos que sexta-feira será feriado.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
m) Aconteceram diversos problemas com minha família.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
n) Que a paz ganhe destaque no mundo!
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
o) Os alunos do 7º ano estão se esforçando nos estudos.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________
sábado, 9 de abril de 2011
EXERCÍCIO SOBRE FRASE, PERÍODO E ORAÇÃO
ESCOLA MILTON PESSOA
ALUNO(A):__________________SÉRIE:_________________
DISCIPLINA: Português PROFESSORA: Liliam Ferraz DATA:______
NOTA:________
1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
( ) Que dia quente!
( ) Belas, as manhãs sertanejas!
( ) Estou em Monteiro há onze anos.
( ) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
( ) Silêncio!
( ) O sol brilhava no céu nordestino.
2. Assinale as alternativas em que não há oração:
( ) Havia muita gente naquela festa.
( ) Socorro!
( ) Que tristeza!
( ) Aquele aluno nao se saiu bem na avaliação.
( ) Despediu‑se da esposa antes de viajar para aItália.
( ) Atenção, curva sinuosa!
( ) Banco do Brasil.
3. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.____________________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
e) Não empresto meus CDs a ninguém.__________________________
4. Sublinhe os verbos e coloque nos parênteses o número de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de verbos = número de orações)
( ) Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
( ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
( ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
( ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
( ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
( ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.
( ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
( ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
( ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
( ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
( ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.
5. Identifique o que se pede abaixo:
a) Um homem estranho esteve aqui
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:_________________________________
PREDICADO:__________________________________________
b) Os alunos do 7º ano estão se esforçando nos estudos.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________
c) O amor á mãe é fundamental.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________
d) Virou uma fera o meu pai.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________
e) As estrelas não eliminam a noite.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________
f) Pedro chegou estressado em casa.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________
6. Compreensão do texto: Na ponta do nariz
Tiago chateado chegou perto da mãe, dizendo que estava com um problema muito grave e justo no dia em que Daniela, a menina mais bonita da turma ia visitá-lo. Dona Iara tentou acalmá-lo, explicando que muitos garotos já passaram pelo mesmo problema.
Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga:
- Se a senhora pensa que está me convencendo, enganou-se. E não vá saindo de mansinho, que meu problema ainda não está resolvido.
Ela quase riu. Disposta a continuar a conversa com o filho, dona Iara aproximou-se dele:
- Está bem, Tiago. Vamos resolver seu problema!
- Como?
- Não sei. Talvez passando um pó... ou algo parecido.
- Você está louca?
- Um pedaço de esparadrapo ou band-aid.
- Ficou pior.
- Quer que eu te leve ao médico?
- Também não é tão grave assim!
- Que tal pegar um lençol e fazer dois furos?
- Gozação, mãe? Eu tô sofrendo!
Ela não respondeu. Silêncio. Momento de decisão.
- Você quer que eu resolva? (mostrando os polegares) Resolvo já. Venha cá e pare com isso de uma vez!
Nesse momento, um som estridente de campainha invadiu o cômodo onde conversavam, interrompendo-os.
- Chiii... É ela!
Silêncio.
De novo a campainha irritante.
- Quer que eu vá lá e diga que você não está?... Que você não está bem e não pode fazer o trabalho?...
Ele arregalou os olhos e respondeu apressadamente:
- De jeito nenhum! Por nada deste mundo!
Em seguida foi ao banheiro, aproximou-se do espelho e mirou-se desanimado. Seu rosto redondo, cheio de saúde, apareceu refletido no cristal. E ali, bem na ponta de seu nariz, bem vermelha, redonda e exibida, uma enorme e primeira espinha a enfeitar-lhe a extremidade. Feito um vulcãozinho colorido; na ponta da estufada e redonda espinha vermelha, uma pontinha amarela. Bonita até, se não fosse no nariz dele.
Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta.
- Com espinha ou sem espinha, lá vou eu.
E foi. Carregando consigo seu enorme problema, uma primeira e saliente espinha na ponta do nariz. Junto do problema, uma grande delícia: fazer um trabalho de classe com a menina mais querida da turma.
Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga:
- Se a senhora pensa que está me convencendo, enganou-se. E não vá saindo de mansinho, que meu problema ainda não está resolvido.
Ela quase riu. Disposta a continuar a conversa com o filho, dona Iara aproximou-se dele:
- Está bem, Tiago. Vamos resolver seu problema!
- Como?
- Não sei. Talvez passando um pó... ou algo parecido.
- Você está louca?
- Um pedaço de esparadrapo ou band-aid.
- Ficou pior.
- Quer que eu te leve ao médico?
- Também não é tão grave assim!
- Que tal pegar um lençol e fazer dois furos?
- Gozação, mãe? Eu tô sofrendo!
Ela não respondeu. Silêncio. Momento de decisão.
- Você quer que eu resolva? (mostrando os polegares) Resolvo já. Venha cá e pare com isso de uma vez!
Nesse momento, um som estridente de campainha invadiu o cômodo onde conversavam, interrompendo-os.
- Chiii... É ela!
Silêncio.
De novo a campainha irritante.
- Quer que eu vá lá e diga que você não está?... Que você não está bem e não pode fazer o trabalho?...
Ele arregalou os olhos e respondeu apressadamente:
- De jeito nenhum! Por nada deste mundo!
Em seguida foi ao banheiro, aproximou-se do espelho e mirou-se desanimado. Seu rosto redondo, cheio de saúde, apareceu refletido no cristal. E ali, bem na ponta de seu nariz, bem vermelha, redonda e exibida, uma enorme e primeira espinha a enfeitar-lhe a extremidade. Feito um vulcãozinho colorido; na ponta da estufada e redonda espinha vermelha, uma pontinha amarela. Bonita até, se não fosse no nariz dele.
Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta.
- Com espinha ou sem espinha, lá vou eu.
E foi. Carregando consigo seu enorme problema, uma primeira e saliente espinha na ponta do nariz. Junto do problema, uma grande delícia: fazer um trabalho de classe com a menina mais querida da turma.
Edson Gabriel Garcia. Meninos e meninas; emoções, sentimentos e descobertas. São Paulo, Loyola, 1992.
1. Quem são as personagens da história? ____________________________
2. O que havia de diferente no corpo de Tiago? _______________________
3. Por que Tiago se preocupou tanto? ______________________________
4. Assinale a alternativa correta de cada item:
3. Por que Tiago se preocupou tanto? ______________________________
4. Assinale a alternativa correta de cada item:
a. “Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga”.
A expressão em destaque, no trecho acima, significa:
A expressão em destaque, no trecho acima, significa:
( ) Tiago recomeçou a falar sobre o mesmo assunto.
( ) Tiago voltou e pegou algo pesado.
( ) Tiago começou a chorar.
( ) Tiago resolveu espremer a grande espinha.
( ) Todas as alternativas estão corretas.
( ) Tiago voltou e pegou algo pesado.
( ) Tiago começou a chorar.
( ) Tiago resolveu espremer a grande espinha.
( ) Todas as alternativas estão corretas.
b. “Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta”.
Respirar fundo, no trecho acima, significa:
Respirar fundo, no trecho acima, significa:
( ) Encher os pulmões de ar.
( ) Criar coragem.
( ) Prender a respiração.
( ) Pensou muito.
( ) Todas as alternativas estão erradas.
( ) Criar coragem.
( ) Prender a respiração.
( ) Pensou muito.
( ) Todas as alternativas estão erradas.
5. O que fez com que Tiago enfrentasse o problema? ______________________
Assinar:
Postagens (Atom)