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domingo, 10 de abril de 2011

MOMENTO ORTOGRÁFICO - mas e mais / mau e mal


MAS e MAIS

MAS indica sempre uma contradição em relação a algo anterior e pode ser substituído por PORÉM.
MAIS indica intensidade de algum termo que ele acompanha.

MAU e MAL

MAU- para escrever mau deve-se substituir por BOM, por que amos funcionam como adjetivos.
MAL- pode ser substituído por BEM.

ATIVIDADES

Complete com MAS ou MAIS:

“Ele chegou.....................cedo do que de costume.......................eu não estava preparada naquela hora. Tive que juntar...................coragem para preparar tudo. Depois de passada a aflição, decidi não ficar...........................trabalhando naquele lugar. Foi a .......................sábia decisão, ........................espero não me arrepender”.

“Eu não quero....................que você me ajude.......................pode ficar se quiser. O que....................me chateou foi a sua grosseria,..........................eu espero que se arrependa e não machuque nunca ..................ninguém”.

Analise as orações abaixo e marque certo (C) ou errado (E) em relação ao uso de MAS e MAIS:

(           ) Eugênio não mora mais na mesma casa.
(           ) Todos estavam certos, mais eu não quero admitir.
(           ) Os funcionários chegaram bem mais cedo do que de costume.
(           ) Não houve reclamações, mas você não se convenceu.
(           ) O livro é bom,mas em alguns capítulos fica monótono.
(           ) Ele não quer mas que você o acompanhe.
(           ) meu irmão é bem mais forte do que eu.

3-    Use MAU ou MAL nas frases abaixo:

Durante a avaliação, o rapaz obteve um .........................resultado.
Ele agiu muito....................ao falar.....................de nós, 
agora sei que ele é um .....................-caráter.
Um...................prefeito traz um.....................muito grande à cidade.
Ser..................é fácil, ser bom é que é difícil.
Quem vive de................humor não vive feliz com a vida.
Ela teve um..................momento durante aquela viagem,
por isso.................chegou já quis ir embora.

4-    Marque as frases em que o emprego do MAU e MAL estão corretas.

(           ) Água contaminada faz mau a saúde.
(           ) Ele não quis fazer mal a ninguém.
(           ) O importante é que ele não é mau aluno.
(           ) Não há mal que não seja vencido.
(           ) Ele agiu mau não socorrendo à vítima.
(           ) Assistimos a um mau jogo.

5-  Empregue mal ou mau nas lacunas a seguir.   

1)      Evita o __________ preceder pois não se 
deve proceder ___________
2)      Quem dá um __________ conselho é um ________ 
amigo e só deseja__________ aos outros.  
3)      ___________ a chuva começou, os __________ amigos 
o abandonaram na rua.
4)      Esse caso está ___________ contado. 
5)      De quem sempre foi __________ espera-se todo __________
6)      Ele sempre foi____________ pagador. 
7)      O __________ - me - quer  é uma flor bastante perfumada. 
8)      Ele dirige _________ pois é_________ motorista. 
9)      ___________ chegaram de viagem, começaram a 
fazer __________ aos outros.
10)      Por ser_____________ -caráter, procedia _____________ .
11)      _______________  chegou, provocou confusão.
12)      Era muito ____________ educado. 
13)      Tinha ____________ temperamento. 
14)      Sentiu-se um profundo ____________    - estar . 
15)      Trabalhava _________________
16)      Sentiu-se ____________ com o ___________  resultado. 
17)      O ___________ atrai o ___________
18)      Passou a ficar ____________ visto no trabalho. 
19)     Escreve ______________ porque tem ______________ hábito.

ATIVIDADE – ADVÉRBIO


Numere as colunas de acordo com o tipo de advérbio da coluna do meio.

(1) Lugar                      (           ) Possivelmente eu vá até aí.                                 
(2) Tempo                    (           ) Vera não foi ao zoológico.
(3) Afirmação               (           ) Estamos alojados longe do centro.
(4) Negação                 (           ) Minha avó fala depressa.
(5) dúvida                     (           ) Certamente ganharei esta corrida.
(6) Intensidade             (           ) Ela está menos triste com o fato.
(7) Modo                       (           ) Ontem Carina ganhou um vestido.
                                           (           ) talvez, provavelmente
                                           (           ) não
                                           (           ) sim, realmente
                                           (           ) muito, pouco, mais
                                           (           ) bem, mal, devagar
                                           (           ) cá, lá, ali, dentro, perto
                                           (           ) amanhã, depois, logo

Circule o advérbio de intensidade das orações e faça uma seta indicando a que palavra ele se refere.

Pedi que eles fizessem o exercício bem depressa para que pudéssemos começar os ensaios.
Minha prima Carol tem 15 anos, mas é menos alta que eu.
Caio é um menino bastante esperto. Está reciclando todo o lixo de sua casa.
Minha mãe ficou meio confusa com a mudança de casa.

Leia:

Noite



Tão perto!
Tão longe!
Por onde é o deserto?
Às vezes, responde, de perto, de longe.
Mas depois se esconde.
Somos um ou dois?
Às vezes, nenhum.
E em seguida, tantos!



Agora faça o que se pede:
Circule os cinco advérbios do poema.
Sublinhe as cinco locuções adverbiais do poema.

Copie, no lugar adequado do quadro, os advérbios e as locuções adverbiais que você sublinhou e circulou no exercício anterior. Dê a classificação. Veja os exemplos:

ADVÉRBIO
LOCUÇÃO ADVERBIAL
Tão – advérbio de intensidade
Às vezes – locução adverbial de tempo







No texto são usados advérbios e locuções adverbiais que sugerem idéias contrárias. 
Quais são?_________________________________________

6- Transforme as locuções adverbiais destacadas em advérbios, usando a terminação mente.

Durante as reuniões, a secretária sempre agia com eficiência.
__________________________________________________

Todas as semanas minha avó vai à feira e compra muitas frutas.
__________________________________________________

O cachorro latia com raiva para o visitante, apesar de preso no canil.
__________________________________________________

A mãe falava com a criança de modo tranqüilo, para acalmá-la.
__________________________________________________

Substitua cada advérbio destacado por três locuções adverbais do quadro.

sem pressa – para amanhã – com atenção – com certeza – durante a aula – 
durante a noite – de repente – de novo – em silencio – todos os dias – 
de Recife – de modo errado

Ele virá para o show amanhã.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________

Meus amigos chegaram ontem.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________

O marceneiro serra cuidadosamente a madeira.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________

Advérbios formados com o sufixo mente

1-    Este jornal publica-se todos os dias. Este jornal publica-se diariamente
2-    Esta revista sai todas as semanas.
3-    Os exames efetuam uma vez por mês.
4-    O festival decorre todos os anos.
5-    A visita decorreu de modo agradável.
6-    Os alunos ouviram com atenção o professor.
7-    Sob o ponto de vista psicológico, a doente está bem.
8-    Sob o ponto de vista físico, a personagem é alta e magra.
9-    Ela faz o exercício com todo o cuidado.
10- Este objeto foi feito à mão.
11- O animal ameaçou-me com ferocidade.
12- Isto acontece com freqüência.
13- Por fim, eles fizeram as pazes.
14- Parabéns a todos, em especial aos mais novos.
15- Eles receberam a notícia com tranqüilidade.
16- Foi com dificuldade que o João ganhou a prova.
17- O caçador avançou com cautela.
18- A tia Lurdes virá em breve visitar-nos.
19- Ele chegou com timidez.
20- Este acidente foi provocado com intenção.
21- A funcionária atendeu-nos de forma amável. 
22- O empregado respondeu-me de modo agressivo.
23- Eles vão com regularidade ao dentista.
24- A Sandra governa a vida com economia.
25- Nas ilhas de Cabo Verde, chove com raridade.
26- Ela agiu de modo instintivo._
27- Ele interveio de modo surpreendente.
28- Os inspetores agiram dentro da legalidade.
29- Em primeiro lugar, vamos regar o jardim.
30- Nos últimos tempos, tem chovido bastante.

Exercícios sobre sujeito e predicado

1-Classifique o sujeito e predicado das orações abaixo:

a) Irei à festa amanhã com meus amigos.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

b) Contaram-me uma notícia terrível.  
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

c) Virou uma fera o meu pai
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

d) O nascer do dia aqui não é muito percebido.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

e) Um homem estranho esteve aqui.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

f) O amor á mãe é fundamental.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

g) Compram-se carros naquela loja.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

h) Era-se feliz aqui.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

i) Ontem à noite, choveram pessoas no shopping.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

j) Faz muito frio durante o inverno.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

l) Informo a todos que sexta-feira será feriado.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

m) Aconteceram diversos problemas com minha família.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

n) Que a paz ganhe destaque no mundo!
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

o) Os alunos do 7º ano estão se esforçando nos estudos.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
PREDICADO:__________________________________________  

sábado, 9 de abril de 2011

EXERCÍCIO SOBRE FRASE, PERÍODO E ORAÇÃO

ESCOLA MILTON PESSOA
ALUNO(A):__________________SÉRIE:_________________
DISCIPLINA: Português    PROFESSORA: Liliam Ferraz    DATA:______
NOTA:________
                        
1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
(    ) Que dia quente!
(    ) Belas, as manhãs sertanejas!
(    ) Estou em Monteiro há onze anos.
(    ) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
(    ) Silêncio!
(    ) O sol brilhava no céu nordestino.

2.  Assinale as alternativas em que não há oração:

(              ) Havia muita gente naquela festa.
(              ) Socorro!
(              ) Que tristeza!
(              ) Aquele aluno nao se saiu bem na avaliação.
(              ) Despediu‑se da esposa antes de viajar para aItália.
(              ) Atenção, curva sinuosa!
(              ) Banco do Brasil.

3. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.____________________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
e) Não empresto meus CDs a ninguém.__________________________

4. Sublinhe os verbos e coloque nos parênteses o número de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de verbos = número de orações)

(              ) Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
(              ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
(              ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
(              ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
(              ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
(              ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.

5.  Identifique o que se pede abaixo:

a) Um homem estranho esteve aqui
VERBO:______________________________________________

SUJEITO:_____________________________________________

NÚCLEO DO SUJEITO:_________________________________

PREDICADO:__________________________________________ 

b) Os alunos do 7º ano estão se esforçando nos estudos.
VERBO:______________________________________________

SUJEITO:_____________________________________________

NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________

PREDICADO:__________________________________________ 

c) O amor á mãe é fundamental.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 
d) Virou uma fera o meu pai.
VERBO:______________________________________________

SUJEITO:_____________________________________________

NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________

PREDICADO:__________________________________________ 

e) As estrelas não eliminam a noite.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

f) Pedro chegou estressado em casa.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

6. Compreensão do texto:           Na ponta do nariz
Tiago chateado chegou perto da mãe, dizendo que estava com um problema muito grave e justo no dia em que Daniela, a menina mais bonita da turma ia visitá-lo. Dona Iara tentou acalmá-lo, explicando que muitos garotos já passaram pelo mesmo problema.
Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga:
- Se a senhora pensa que está me convencendo, enganou-se. E não vá saindo de mansinho, que meu problema ainda não está resolvido.
Ela quase riu. Disposta a continuar a conversa com o filho, dona Iara aproximou-se dele:
- Está bem, Tiago. Vamos resolver seu problema!
- Como?
- Não sei. Talvez passando um pó... ou algo parecido.
- Você está louca?
- Um pedaço de esparadrapo ou band-aid.
- Ficou pior.
- Quer que eu te leve ao médico?
- Também não é tão grave assim!
- Que tal pegar um lençol e fazer dois furos?
- Gozação, mãe? Eu tô sofrendo!
Ela não respondeu. Silêncio. Momento de decisão.
- Você quer que eu resolva? (mostrando os polegares) Resolvo já. Venha cá e pare com isso de uma vez!
Nesse momento, um som estridente de campainha invadiu o cômodo onde conversavam, interrompendo-os.
- Chiii... É ela!
Silêncio.
De novo a campainha irritante.
- Quer que eu vá lá e diga que você não está?... Que você não está bem e não pode fazer o trabalho?...
Ele arregalou os olhos e respondeu apressadamente:
- De jeito nenhum! Por nada deste mundo!
Em seguida foi ao banheiro, aproximou-se do espelho e mirou-se desanimado. Seu rosto redondo, cheio de saúde, apareceu refletido no cristal. E ali, bem na ponta de seu nariz, bem vermelha, redonda e exibida, uma enorme e primeira espinha a enfeitar-lhe a extremidade. Feito um vulcãozinho colorido; na ponta da estufada e redonda espinha vermelha, uma pontinha amarela. Bonita até, se não fosse no nariz dele.
Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta.
- Com espinha ou sem espinha, lá vou eu.
E foi. Carregando consigo seu enorme problema, uma primeira e saliente espinha na ponta do nariz. Junto do problema, uma grande delícia: fazer um trabalho de classe com a menina mais querida da turma.
Edson Gabriel Garcia. Meninos e meninas; emoções, sentimentos e descobertas. São Paulo, Loyola, 1992.

1. Quem são as personagens da história? ____________________________
2. O que havia de diferente no corpo de Tiago? _______________________
3. Por que Tiago se preocupou tanto? ______________________________
4. Assinale a alternativa correta de cada item:
a. “Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga”.
A expressão em destaque, no trecho acima, significa:
(              ) Tiago recomeçou a falar sobre o mesmo assunto.
(              ) Tiago voltou e pegou algo pesado.
(              ) Tiago começou a chorar.
(              ) Tiago resolveu espremer a grande espinha.
(              ) Todas as alternativas estão corretas.

b. “Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta”.
Respirar fundo, no trecho acima, significa:
(              ) Encher os pulmões de ar.
(              ) Criar coragem.
(              ) Prender a respiração.
(              ) Pensou muito.
(              ) Todas as alternativas estão erradas.
5. O que fez com que Tiago enfrentasse o problema? ______________________